O que significa o número 7 na Bíblia porque é tão importante ?

O que significa o número 7 na Bíblia porque é tão importante ?

08/02/2022 0 Por Jonas Estefanski

O número 7 é um número místico, que desde o início da própria civilização está enraizado nos humanos de forma misteriosa. Para muitos crentes, sete é um número divino, o número de Deus . Já que a humanidade tem usado este número mais do que qualquer outro, para designar muitos atributos sem saber qual é a verdadeira representação dele. O que significa o número 7 na Bíblia porque é tão importante

7 o número da perfeição
O número da criação. O que significa o número 7 na Bíblia porque é tão importante

Muitos acreditam que é um número que ninguém sabe ao certo o que representa. Mas isso, sem dúvida, parece ter um peso sobrenatural. Portanto, neste artigo, você saberá o que há de especial no número 7 e conhecerá todos os seus mistérios e significados.

O número 7 nas mitologias antigas

Para entender o mistério que o número 7 esconde, vamos voltar na história para conhecer seu impacto na antiguidade. Além disso, nomearemos diferentes eventos importantes em que foi usado. Desde os tempos antigos até os tempos atuais, o 7 tem sido de suma importância nas várias mitologias que abrangem o mundo. Entre eles, a mitologia grega, pois no mito grego de Teseu e do Minotauro é mencionado como os atenienses tiveram que enviar sete jovens e sete meninas para serem devorados pelo Minotauro de Creta.

7 o número perfeito de Deus
Teseu o minotauro e o número 7. O que significa o número 7 na Bíblia?Por que é tão importante?

No mito grego da filha perdida de Perséfone, ela come sete sementes vermelhas de uma romã, pelas quais ela tem que passar sete meses no Tártaro com pássaros. Nos mitos nórdicos, encontramos o pai de Thor, Odin. A história conta como o Deus ficou com raiva e deixou Asgard. Como resultado disso, o mundo foi invadido pelos gigantes que o transformaram em uma terra fria e caótica. Mas depois de sete meses fatídicos, ele foi movido à misericórdia e voltou afastando o mal, retornando à terra de Asgard, alegria.

Na mitologia egípcia, somos informados sobre os sete escorpiões da deusa Ísis, entre outras referências. No Oriente, mais precisamente na cultura japonesa, encontramos o que é conhecido como os sete deuses da fortuna. Esses deuses da boa sorte que durante os três primeiros dias de cada ano embarcam dos céus em um navio com tesouros do folclore japonês.

Como podemos ver, o 7 aparece presente no folclore de muitas culturas antigas. O curioso é que, de uma forma ou de outra, continua visível e relevante até hoje. Atualmente, 7 é usado para listar muitos aspectos da nossa cultura.

-7 são as cores do arco-íris. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul e violeta.

-7 são as artes plásticas, arquitetura, escultura, dança, música, pintura, literatura e cinema.

 -7 são as notas musicais. Do, re, mi, fa, sol, la y si.

 E 7 são os dias da semana são 7 e 7 são as maravilhas do mundo moderno: Chichen Itza, O Coliseu de Roma, A estátua do Cristo Redentor, Rio de Janeiro, A Grande Muralha, China, Machu Picchu, Peru, Petra e El Taj Mahal da Índia.

Obviamente este número misterioso está intimamente relacionado com a nossa cultura e com as que nos antecederam…

Mas por que ele aparece com tanta frequência? 7 é o número divino?

O que a bíblia diz sobre o número 7. No novo testamento, podemos ver muitas referências a ele. O mais notável é encontrado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, quando a Bíblia relata as sete palavras de Jesus na cruz.

O que a Bíblia diz sobre o número 7?
O que a Bíblia diz sobre o número 7?

No livro do Apocalipse, o número 7 representa um dos mais complexos e simbólicos de toda a Bíblia. Neste livro encontramos menções ao número 7 em todos os lugares. O número 7 é usado lá mais de cinquenta vezes em vários contextos: há sete letras para sete igrejas na Ásia e sete espíritos diante do trono de Deus (Apocalipse 1:4), sete candeeiros de ouro (Apocalipse 1:12), sete estrelas à destra de Cristo (Apocalipse 1:16), sete selos do julgamento de Deus (Apocalipse 5:1), sete anjos com sete trombetas (Apocalipse 8:2), etc.

Mas essa paixão pelo número 7 não é exclusiva do Novo Testamento. Vejamos agora algumas das menções que ocorrem no Antigo Testamento. Mas vamos mencionar apenas alguns dos mais marcantes, pois são bastante.

 -Êxodo capítulo 12 do versículo 15, menciona em várias ocasiões como Deus pede ao seu povo Israel para comer pães ázimos por sete dias.

-Em Levítico capítulo 4, onde se fala da maneira pela qual os pecados do povo de Israel serão perdoados através do sacrifício

-no versículo de 4 a 6 de Levítico, é mencionado que para o pecado do povo, um bezerro será morto e com seu sangue molharão o sacerdote. Então, esse sangue será aspergido sete vezes diante do Senhor, em frente ao pé do santuário.

-Nos livros de Êxodo e Levítico, 7 aparece repetidamente, sendo a enumeração mais comum, principalmente em termos de mandatos e leis. também nos números capítulo 19 versículo 11 é mencionado que quem tocar o cadáver de qualquer pessoa ficará impuro por sete dias.

O número sete no livro de Gênesis. o livro da criação

E se formos ao livro da criação, Gênesis. Encontramos muitas outras referências a esse número. Procurando por 7 na mesma criação bíblica feita por Deus, encontramos grandes referências como em Gênesis capítulo 2 versículos 2 e 3… E no sétimo dia Deus terminou a obra que havia feito e no sétimo dia descansou de toda a obra ele tinha feito e Deus abençoou o sétimo dia e o santificou. Esta é a primeira menção do número sete em toda a Bíblia. Parece que desde o início, desde a própria criação, Deus nos mostra esse número como um número sagrado e divino.

Se continuarmos mencionando o número 7 no livro da gênese, nos encontraremos com a maldição de Caim. No capítulo 4 versículo 15 deste livro é mencionado o seguinte sobre a maldição de Caim… E certamente o Senhor lhe respondeu, quem matar Caim mais sete vezes será punido. Então o Senhor colocou uma marca em Caim para que quem o encontrasse não o matasse.

Qual é o significado bíblico do número 7?
Qual é o significado bíblico do número 7. O que significa o número 7 na Bíblia? Por que é tão importante?

Em Gênesis capítulo 8 versículos 10 e 12, na história de Noé, vemos como ele esperou mais sete dias e enviou a pomba para fora da arca novamente e a pomba nunca mais voltou para ele. Também anteriormente, quando ele menciona entrar na arca, no capítulo 7 versículo 2 vemos o seguinte:

De cada animal limpo tomará sete casais machos e fêmeas, mais dos animais que não são limpos, um casal macho e fêmea. Na história da vida de José, filho de Jacó, temos os sonhos do faraó do Egito, onde aparecem sete vacas feias e macilentas, e outras sete belas e robustas vacas. Eles também são mencionados como sete espinhos tortos e queimados devoram os sete grandes espinhos e os curam. Esses sonhos de Faraó significavam sete anos de fartura e sete anos de fome, e foi a interpretação do filho de Jacó que salvou toda uma região da devastação total.

7 será o número de Deus

No total, o número 7 é usado na Bíblia mais de 700 vezes. Se incluirmos também as palavras relacionadas a sete (termos como sete vezes ou setenta ou setecentos), a contagem seria maior. Mas não só na Bíblia este número é assim mencionado, pois também no Livro de Enoque aparece repetidamente. Por exemplo, no capítulo 18 versículo 13 do livro de Enoque, 7 estrelas semelhantes a grandes montanhas ardentes são mencionadas, e quando perguntado sobre isso, um anjo disse: este lugar é o fim do céu e da terra, veio a ser o prisão das estrelas e dos poderes do céu.

Revendo todas essas evidências, não temos dúvidas de que sete tem um peso especial, ah, bem poderia ser o número de Deus. Uma vez que é altamente mencionado não apenas na cultura antiga e moderna, mas também nas sagradas escrituras do cristianismo, no Livro de Enoque e em outros manuscritos antigos. No entanto, a questão permanece…

O que o número sete representa? Por que é tão especial?

Bem, a resposta pode estar no início de tudo. Quando Deus completa a criação no sétimo dia, um padrão é estabelecido: o número 7 é identificado com algo que está “acabado” ou “completo”. A partir desse ponto, a associação continua, pois o 7 é frequentemente encontrado em contextos que implicam a plenitude ou perfeição divina. Agora, devemos ser claros:

É claro que nem todos os exemplos do número 7 na Bíblia ou na cultura têm um significado maior. Às vezes, um 7 é apenas um 7, e devemos ser cautelosos ao atribuir significados simbólicos a qualquer texto, especialmente quando as Escrituras não são explícitas a respeito. No entanto, há momentos em que parece que Deus está comunicando a ideia de inteireza, perfeição e totalidade divinas através do número 7. O fato de que o ser humano foi criado no sexto dia, e que a marca da besta é 666 , são sinais interessantes que parecem indicar que a humanidade está longe da perfeição divina.